Na maioria das vezes quando pensamos em Comunicação visual na Arquitetura pensamos em fotos e placas com palavras e textos que indicam algo, falam de forma explícita qual a mensagem que quer passar, isso muitas vezes é necessário, porém existem outras maneiras de se expressar em um espaço físico….
Buscar outras meios de se comunicar em um ambiente com certeza é um exercício que exige bastante criatividade. Passar uma mensagem sem o uso de palavras ou fotos tem tornado os espaços cada vez mais interessantes.
Normalmente pensamos que o projeto de Comunicação Visual deve ser realizado apenas para lojas, supermercados e franquias, porém este tipo de projeto pode ser elaborado para muitos outros tipos de negócios, desde pequenos escritórios corporativos até grandes Empresas, utilizado em variadas funções.
Um projeto desse tipo entrega vida ao espaço físico, ele conversa, se comunica com quem entra naquele local.
Quando aplicado em Empresas, o Projeto entrega motivação e orgulho aos colaboradores por trabalhar em ambientes bem projetados, o usuário se identifica com o local e passa automaticamente a sentir acolhimento da Empresa e a produzir mais.
Pensando nos clientes o ambiente se torna mais fácil e prático de ser utilizado, ele transita com facilidade pois o ambiente “fala”.
Esse Projeto pode ainda melhorar várias áreas de uma edificação, exemplo, com a intenção de deixar ambientes funcionais, separar setores e departamentos de uma Empresa, indicar fluxos em grandes edificações, expressar o campo de atividade do negócio, destacar os valores da empresa, acrescentar entusiasmo e motivação ao espaço físico, entre outros.
Nas fotos abaixo podemos ver um excelente exemplo de projeto de Comunicação Visual de uma escola, em Kiev na Ucrania. O aluno é conduzido pelas cores aplicadas no piso até a porta da sala de aula. Segundo o arquiteto, Emil Dervish, autor do projeto a inspiração veio do metro de Londres, recriando a atmosfera do metro através das linhas coloridas e ousadas. Além disso o nome utilizado nas salas de aula vieram dos nomes das estações do metro.
O orçamento destinado para essa proposta era pequeno, escolhemos por fazer uso das cores da Empresa e adesivos, o resultado foi de incentivo e motivação aos colaboradores e Clientes que ali entram.
Quando tem orçamento disponível é maravilhoso!! O céu é o limite, porém sabemos que nem sempre é assim.
Muitas vezes o espaço físico onde a Empresa se encontra é um local alugado, e o Proprietário e/ou Diretor da Empresa não quer e nem pode, investir grandes valores no espaço, no entanto quer oferecer um ambiente adequado e funcional para seus usuários.
Estamos sempre buscando alternativas para melhorar o espaço físico sem grandes investimentos, escolhendo elementos e materiais que entregam resultados diferentes, de fácil mudança quando for necessário entregar o prédio e mudando totalmente a ”cara” do local deixando-o único, acrescentando estilo e personalidade ao ambiente.
Quer comunicar algo no espaço físico da sua Empresa?
O investimento disponível é pequeno e o espaço é alugado?