​Como um projeto de Arquitetura pode diminuir a sua conta de energia elétrica?​

Hoje em dia estamos cada vez mais em busca de soluções para economizar Energia Elétrica, pensando em o que fazer para diminuir o consumo de lâmpadas e o uso do ar condicionado, aquecedor de ambiente, entre outros equipamentos.

Onde o sol bate diretamente em salas, aquecendo os ambientes busca-se alternativas para fugir… persianas, mais lâmpadas, mais ar condicionado… resta às empresas criarem processos para acender as lâmpadas e ligar equipamentos mais tarde e desligar mais cedo.

Isto está relacionado diretamente aos Projetos de Arquitetura….. quais tipos de materiais estamos utilizando? quais as estratégias estão sendo aplicadas para o melhor conforto térmico?

No Brasil, infelizmente, há pouco uso das soluções bioclimáticas. Porque? Seria o alto investimento inicial? O não cumprimento das Normas exigentes? Ou ambas fazem as empresas desistirem do processo de mudança?

Há países que são expert`s na prática dessa Arquitetura eficiente e sustentável, e estão preocupados não só com o conforto térmico mas principalmente com o futuro do Planeta.

A Alemanha é um país que há anos aplica este tipo de estratégia na Arquitetura com muita competência.

Em visita recente ao país fiquei entusiasmada de ver que as soluções são usualmente aplicadas na maioria das edificações, os arquitetos lá usam os elementos de forma eficiente para entregar melhor conforto aos usuários, pensando em como usar menos e de forma inteligente os recursos naturais disponíveis.

Lembrando que o país é de clima temperado, apresentando temperaturas amenas no verão e inverno rigoroso sendo até comum nevar. Devido tais características de clima, normalmente os projetos Arquitetônicos tem o objetivo de manter os ambientes aquecidos, evitando a perda de calor.

Existem diversas soluções para alcançar o conforto térmico e muitas variáveis. É necessário um estudo minucioso para adotá-las. As soluções para melhorar o conforto térmico do local vão desde a escolha dos materiais de construção até a inserção de estratégias bioclimáticas bem dimensionadas conforme orientação solar do local.

Dentre as várias estratégias eficientes existentes compartilho em fotos as soluções mais vistas na Alemanha em prédios Residenciais, Comerciais e Públicos:

  • Brise Horizontal e Vertical;
  • Marquise;
  • Vidro duplo;
  • Telhado verde;
  • Iluminação Zenital do tipo Shed;
Prédio Comercial na Postdamer Platz em Berlim

O prédio acima impressiona pela grande extensão horizontal, mantendo sNimetria, muito vidro, estrutura aparente e a aplicação de Brises horizontais e verticais.

BRISE é uma solução utilizada para bloquear a entrada direta de raios solares no interior de uma edificação, tendo como objetivo sombrear as áreas internas. O tipo de brise ideal é indicado de acordo com a orientação solar da abertura.

O brise vertical amarelo é móvel e se ajusta conforme a incidencia solar.

Prédio Comercial na Postdamer Platz em Berlim

O prédio escalonado, em vidro aparente pede mais de uma solução. A marquise com brise horizontal é colocada nos dois últimos andares para proteger o vidro do sol incidente.

Prédio Comercial na Postdamer Platz em Berlim

A marquise, neste caso, é utilizada como um brise horizontal, que também serve como elemento de proteção das aberturas, sombreando os vidros.

No caso do clima frio, o vidro duplo é uma estratégia muito utilizada, pelo armazenamento térmico que o vidro proporciona, preservando assim o calor no ambiente. Esta solução diminui o gasto com aquecedores de ambiente.

Este tipo de técnica também é muito indicada para melhorar o conforto acústico dos ambientes.

Na foto abaixo entre os vidros há uma persiana, garantindo mais privacidade e conforto para os usuários.

Ultimamente, uma proposta que tem ganhado muitos usuários é o telhado verde, que apresenta muitos benefícios:

  • para os usuários do prédio ele dá conforto térmico, porque reduz a variação da temperatura interna;
  • para a cidade ele diminui as ondas de calor do local e armazena água da chuva, reduzindo o risco de enchentes.

Agora, se é necessário reduzir o consumo de lâmpadas uma das alternativas é utilizar a iluminação zenital cujo objetivo é iluminar o ambiente com luz solar natural.

A iluminação indireta proporciona um ambiente agradável e reduz a conta de energia elétrica!

Existem vários tipos de iluminação zenital :

  • Átrio;
  • Shed;
  • Lanternim;
  • Cúpula;
  • Clarabóia;
  • Tubo solar;

A escolha do tipo de iluminação zenital está relacionada com a orientação solar do local, tamanho da abertura e definição de material.

Neste shopping em Frankfurt o Átrio não tem formato definido. É como se um grande tecido retorcido saísse do chão chegando até a cobertura.

Uma estrutura de aço e vidro inunda todos os andares com luz solar natural.

O desenho da estrutura do átrio é simplesmente maravilhoso, além de muito funcional.

Shopping MyZeil em Frankfurt

O Shed são inclinações no telhado com aberturas, em formato de dente de serra, estrategicamente dispostas para entregar luz natural, fornecendo uma iluminação indireta. Dependendo do caso pode-se usar um caixilho que permita a abertura e a ventilação natural do local.

Aeroporto em Frankfurt
Aeroporto em Frankfurt

Esta é uma solução muito utilizada em grandes edifícios, que ajuda a melhorar a iluminação sem grandes custos na conta da energia elétrica.

Mesmo como o uso das estratégias os ambientes continuarão fazendo uso de lâmpadas, ar condicionado, aquecedor, porém em menor escala e principalmente contribuindo para o meio ambiente.

Para o uso das estratégias é importante estudar a microregião onde a edificação está inserida.

A maioria dos problemas de conforto térmico deveriam ser resolvidos em projeto, ou seja antes da construção. Porém se isto não aconteceu, muitas soluções podem ser adotadas em uma edificação existente para melhorar o bem-estar. Contrate uma consultoria e melhore o desempenho térmico da sua edificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *