O Projeto Arquitetônico de ambientes da área da saúde é sempre muito especial, um desafio contínuo.
As Normas e Regras técnicas aplicadas neste tipo de ambiente estão cada vez mais rigorosas e essenciais para a qualidade do ambiente.
O cliente é um consumidor de saúde e deve ser cada vez mais priorizado nestes ambientes.
Por isso crescentemente tem se buscado projetar espaços humanizados oferecendo melhores condições para os clientes. Mais do que isso o objetivo é descaracterizar o ambiente de hospital, dar nova “cara” a esses ambientes.
Pensando nisso uma das coisas que nos pode apoiar a humanizar este tipo de ambiente é criar espaços com aparências próximas ao ambiente familiar.
Como?
Na definição do tipo de revestimento aplicado no piso, nas paredes, no design do mobiliário hospitalar e nas cores aplicadas nesses ambientes são alguns dos ítens que ajudam a melhorar a experiência dos clientes.
Neste post trataremos da psicologia das cores aplicadas em clínicas, hospitais, laboratórios e outros ambientes da área da saúde.
Vamos iniciar falando do azul:
O azul que acalma, dá harmonia, equilibrio, tem ainda efeito relaxante e analgésico. Propõe passividade e frescor.
Verde que sempre é associado à esperança e felicidade, tem ainda aspecto antibactericida e antigermicida, por isso é tão vista nos ambientes de saúde. Ligada à natureza, transmite bem-estar e tranquilidade.
E o amarelo conhecida por energizar e estimular ainda desperta a autoestima. Usado em excesso gera tensão, por isso deve ser aplicado junto com outras cores.
Laranja é quente, vivo e acolhedor. Chama o sol, o fogo e aquece. É ainda considerado antidepressivo e aumenta a vitalidade.
Por ser antidepressivo o amarelo e laranja são cores indicadas para as áreas de circulação.
Nas salas de espera para diminuir a ansiedade é sugerido utilizar cores mais frias, como o azul e o verde.
Veja quais cores escolhemos para este projeto de clínicas e área de espera
Um hospital em Londres convidou um grupo de artistas para redecorar os ambientes agregando cor e alegria aos espaços.
Na circulação da ala da Hematologia foram criadas paisagens .
Na Pediatria, tons e cores vibrantes deixam os ambientes mais divertidos.
Podemos ver a mistura de materiais através da aplicação de adesivos, pinturas das paredes e os recortes em madeira que dão vida aos animais fixados nas paredes.