Melhore a área de espera com as dicas abaixo!
Muitas vezes a área de espera é o coração do Estabelecimento para o cliente. É onde ele aguarda ser atendido, ou espera até que o Serviço/Produto fique pronto.
O tamanho desse local de espera e o que ele tem a oferecer varia de acordo com o tipo de estabelecimento e com o tempo que o cliente vai ficar no local.
Se o tempo de espera for curto o espaço pode ser menor e mais dinamico, com poucas opções de entretenimento. Porém mesmo sendo uma espera rápida fique atento para que o local não seja desconfortável, pois isto pode gerar reclamações dos clientes!
Quando se trata de um local onde o cliente fica um tempo maior é uma gentileza do estabelecimento oferecer alternativas que façam com que o tempo de espera não seja tedioso e sim um período agradável.
Uma idéia interessante é subdividir a área criando pequenos ambientes, todos integrados, dando opções para o cliente escolher onde quer ficar e o que prefere fazer.
Na foto abaixo um exemplo de uma Concessionária cujo cliente aguarda o carro ficar pronto, ou seja, um estabelecimento que muitas vezes precisa ter disponível uma grande área de espera. No local criamos 3 ambientes “separados” e ao mesmo tempo integrados, onde o cliente tem opção de escolha.
Pode-se criar um ambiente com poltronas e TV e outros espaços sem o equipamento para as pessoas que querem ler um livro/revista, acessar o celular ou conversar mais reservadamente.
Além disso é bacana ter uma boa rede wi-fi e também tomadas para carregar o celular.
Hoje em dia muitos espaços de estar para clientes tem música ambiente e perfume personalizado. Aliás muitas Empresas tem investido cada vez mais nisso como forma de caracterizar a marca.
Iluminação adequada, temperatura agradável e acústica do espaço também são fatores essenciais para o bem estar do usuário do local.
Como falamos anteriormente, dependendo do tempo que o cliente permanece no local é simpático ter à disposição opções como uma máquina de refrigerantes e snacks ou até uma pequena lanchonete para lanches rápidos.
Na foto abaixo, uma Concessionária de Automóveis, criamos uma lanchonete dentro da loja, atendendo necessidades de clientes que esperam por longos períodos no local.
Agora…. se o objetivo é fidelizar o cliente com filhos, ofereça um espaço específico para as crianças!
Não precisa ser uma área grande, porém, é importante que o Espaço kids seja um ambiente seguro e próximo da área de Espera para que seja visível aos responsáveis.
O espaço kids também deve seguir a mesma premissa de tamanho x tempo de espera do cliente com filhos. Podendo ter várias opções de entretenimento como brinquedos, livros infantis, lousa, mesa com lápis de cor para desenhos e até video-game.
Quando o espaço é convidativo e acolhedor, o cliente gosta e volta ao local se tornando um cliente fiel.